O Efeito Estufa, apesar de ser um fenômeno natural, tem se intensificado nas últimas décadas em virtude do aumento da concentração de gases na atmosfera, sendo os de maior contribuição: Dióxido de Carbono (CO2), Óxido Nitroso (N2O), Perflurocarbonos (PFC), Hidroflurocarbonos (HFC), Metano (CH4), Hexafluoreto de Enxofre (SF6). O setor de transportes possui grande influência na emissão destes gases, sendo este de grande relevância para o escoamento da produção brasileira e deslocamento de produtos de importação e exportação para os portos. O Estado de Santa Catarina possui grande representatividade portuária, com movimentações de produtos bastante diversificados, pelos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e aeroviário. O presente estudo pretende analisar a Influência na Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) pelos modais ferroviário e rodoviário, nas rotas de cargas Portuárias de Santa Catarina. Para isso, a metodologia será desenvolvida em etapas: Inventário de GEE; Participação das emissões do transporte de cada setor produtivo para os portos de Santa Catarina; Proposição de cenários de modais de transporte para as rotas portuárias; Avaliação da emissão de GEE dos cenários propostos e Estimativa da variação climática dos cenários propostos. Como resultado pretende-se ter um diagnóstico do atual cenário de emissões, considerando os modais rodoviários e ferroviários, nas rotas portuárias, bem como a influência da modificação dos cenários nestas emissões e o impacto destes cenários na variação de temperatura.