Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA RITA LUA DE QUADROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA RITA LUA DE QUADROS
DATA: 11/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:

Eventos de Extrema Precipitação e Vórtices Ciclônicos de Mesoescala Associados a Zona de Convergência do Atlântico Sul


PALAVRAS-CHAVES:
Modelos Númericos; Precipitação Extrema; Desastres Naturais; Vórtices Ciclônicos de Mesoescala. Zona de Convergência do Atlântico Sul.
 

PÁGINAS: 44
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

Nos últimos anos ampliou-se o estudo dos fenômenos que determinam a interação entre os fluxos oceânicos e atmosféricos. Com isso busca-se compreender atauação dos agentes modificadores destes fluxos. Esta pesquisa visa analisar o sistema meteorológico de mesoescala denominado de vórtice ciclônico de mesoescala (VCM) que provoca eventos de extrema precipitação, associados a ocorrência de episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) durante verão austral. Nesse sentido o trabalho busca elucidar causas e consequências das inundações, deslizamentos, enxurradas e demais situações que causam desastres naturais (DNs). Os DNs são fonte de situação de emergência em diversos municípios afetando diretamente o meio ambiente em todas as suas esferas naturais, sociais e econômicas. Para isso foram realizadas análises de algoritmos computacionais aplicados a informações de reanálises de variáveis físicas de modelos numéricos de simulação ambiental, da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), do National Center for Enviromental Prediction (NCEP), com a utilização de dados do Climate Forcast System Reanalysis (CFSR), adquiridos na University Corporation for Atmospheric Research (NCAR/UCAR). Resultados preliminares mostram a atuação de VCMs atuantes em casos de ZCAS associados a DNs. Análises estatísticas mostram maior atuação dos VCMs em baixos níveis troposféricos e com maior intensidade, porém também com ocorrência até médios níveis troposféricos. Posteriormente uma simulação em alta resolução aplicada no modelo COAWST junto ao LOA-INPE em modo acoplado entre modelo oceânico e atmosférico foi realizada para o caso 3, com o objetivo de que as variáveis demonstrem o caso da forma mais realista possível, a fim de buscar elucidações do sistema como o seu desenvolvimento, atuação e dissipação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1094639 - MARIO FRANCISCO LEAL DE QUADRO
Externo à Instituição - LUCIANO PONZI PEZZI - INPE
Interno ao Programa e Externo à Instituição - 369.526.800-04 - DIRCEU LUIS HERDIES - INPE
Notícia cadastrada em: 29/03/2023 11:37
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv2.appdocker5-inst219/05/2024 14:35