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Banca de DEFESA: GABRIELA LAMIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA LAMIM
DATA: 01/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Miniauditório da Biblioteca do IFSC Itajaí - link: (hibrído)
TÍTULO:

IMPACTOS DA EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE) DO SISTEMA MODAL NA ROTA DE CARGAS PORTUÁRIAS DE SANTA CATARINA


PALAVRAS-CHAVES:

Emissões de Gases de Efeito Estufa; Inventário de Emissões; WRF-CHEM; Santa Catarina; Transporte Rodoviário; Transporte Ferroviário.


PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

As mudanças climáticas têm se intensificado nas últimas décadas em virtude do aumento da concentração de Gases de Efeito Estufa (GEE) provenientes, principalmente, de atividades antrópicas. O setor de transporte é um dos responsáveis pelo aumento destas concentrações em virtude da queima incompleta de combustíveis fósseis na utilização dos diferentes modais, como o rodoviário e ferroviário. No entanto, a importância destes para o escoamento da produção brasileira, importação de produtos, bem como demais necessidades humanas e o desenvolvimento é evidente. Diante disso, o presente estudo analisou os impactos da emissão de GEE dos sistemas modais rodoviário e ferroviário na rota de cargas portuárias no Estado de Santa Catarina. Para tanto, foram utilizados dados de movimentação para os portos catarinenses, para os modais rodoviário e ferroviário, referente ao ano de 2020 e analisados por meio da utilização da ferramenta do Protocolo Brasileiro de Gases de Efeito Estufa - GHG Protocol, na versão 2022, bem como o modelo WRF-Chem. Por meio da ferramenta GHG Protocol foram analisados os dados base e outros cinco cenários, com diferentes incrementos que incentivam a ampliação do uso de ferroviárias como estratégia na redução de emissões. Como resultados, observou-se menores emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2e) quando utilizado o modal ferroviário, em comparação com o rodoviário, se comparado o cenário 5 com o atual, ocorrendo uma redução de 43% nas emissões de GEE. O setor alimentar foi o que apresentou maior representatividade em todos os cenários, com emissão de 217.009,92 tCO2e no cenário atual, seguido pelo setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos com 60.315,08 tCO2e, de máquinas e equipamentos com 58.449,66 tCO2e e de madeira com 3.264.078,89 tCO2e. Em relação ao WRF-Chem foi possível observar a dispersão de CO2 ao longo do Estado de Santa Catarina, considerando o cenário atual. Os resultados demonstram maiores concentrações nas regiões com as rodovias mais movimentadas no estado. Tais constatações deixam claro a importância de incentivar o planejamento estratégico e investimentos para promover a intermodalidade e otimizar a eficiência logística em Santa Catarina, através da diversificação da matriz de transporte, como forma de promover a sustentabilidade e mitigação dos efeitos climáticos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1815765 - CASSIO AURELIO SUSKI
Interno ao Programa e Externo à Instituição - 369.526.800-04 - DIRCEU LUIS HERDIES - INPE
Externo à Instituição - LUANA SANTAMARIA BASSO - IPEN
Interno - 1094639 - MARIO FRANCISCO LEAL DE QUADRO
Notícia cadastrada em: 26/07/2023 14:06
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