Banca de DEFESA: MARINA STELLA BAPTISTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA STELLA BAPTISTA
DATA: 26/02/2024
LOCAL: Miniauditório IFSC Campus Itajaí - Híbrido. Stremyard: https://streamyard.com/thabn2d5kp

ANÁLISE DE VULNERABILIDADE COSTEIRA DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) COSTA BRAVA (BALNEÁRIO CAMBORIÚ, SC).

Variações Climáticas; Eventos Extremos; Região Costeira; Oceanografia; Gestão Ambiental; Santa Catarina.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

As regiões costeiras são altamente vulneráveis a alterações climáticas, como o aumento acelerado do nível médio do mar, eventos extremos de ondas de tempestade, entre outras. O litoral catarinense equivale a 7% do litoral brasileiro e, assim como outras regiões, apresenta uma diversidade de atividades antrópicas, entre as quais se destaca o turismo. A APA Costa Brava instituída pela Lei N°9.985/2000, como Unidade de Conservação de uso sustentável, dispõe de um Plano de Manejo (2020) que se caracteriza por um diagnóstico ecológico-econômico, bem como pelos planos de gestão. A APA foi criada pela Lei N°1.985/2000, como medida compensatória em decorrência aos impactos ambientais da implantação da Avenida Rodesindo Pavan a qual dá acesso às praias agrestes de Balneário Camboriú, conhecida como Interpraias. A APA inclui as praias de Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho localizadas no litoral centro-norte catarinense. As praias devido a suas características naturais e regionais estão sujeitas a eventos extremos de elevação repentina do nível do mar, como o registro de um tsunami meteorológico e ressacas, cujo eventos causam perdas materiais significativas relacionadas à ocorrência. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas define vulnerabilidade como o grau em que um sistema está suscetível ou incapaz de lidar com os efeitos adversos das mudanças climáticas. O presente estudo visa obter mapas de vulnerabilidade de alta resolução para as praias de Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho, considerando diferentes cenários, a fim de se conhecer as possíveis respostas ambientais associadas aos eventos naturais extremos de forma a possibilitar um aprimoramento do manejo. Especificamente o trabalho propõe avaliar o estado da granulometria das praias para o ano de 2021; avaliar o comportamento do limite superior da praia com a vegetação nos anos de 1957; 1978, 2004, 2009 e 2021; classificar o grau de vulnerabilidade nas praias a fatores naturais e eventos extremos utilizando a metodologia de Gornitz (1991), com base em informações secundárias, como o Plano de Manejo (2020) e metodologias já aplicadas para a região. O IVC de Gornitz (1991) está pautada em sete variáveis: (1) relevo; (2) tipo de rocha; (3) geomorfologia; (4) taxa de variação relativa do nível do mar; (5) taxa de mudanças horizontais na linha; (6) amplitude de maré e (7) altura de onda. Para o cálculo do IVC geral foi feita a média aritmética entre os setores (norte, central e sul) de cada praia em estado das forçantes naturais resultaram para as praia de Taquarinhas e Taquaras em um grau de vulnerabilidade costeira “moderadas” (13,52 e 10,47), quando associadas a eventos extremos o valor sobe de grau “moderada” para “muito alta” (Taquarinhas - 30,24 e Taquaras - 23,42), já para as praias do Pinho, Estaleiro e Estaleirinho foram ambas classificada como de grau “baixo” (8,55), quando influenciadas pelos eventos extremos, são classificadas a praia do Pinho em “alta” (19,12), e as praias do Estaleiro e Estaleirinho em “moderada” (13,52). O Produto Técnico e Tecnológico (PTT) desenvolvido foi um folder explicativo de como as praias se comportam e os processos associados a esse evento de movimentação praial, o quanto suscetível esse ambiente pode estar em casos de eventos extremos que intensificam as forçantes naturais. A importância da preservação da vegetação costeira, para conter a erosão das praias voltados a educação ambiental.

Presidente - 1811378 - THIAGO PEREIRA ALVES
Interno - 1296015 - MATHIAS ALBERTO SCHRAMM
Interno - 1546670 - WALTER MARTIN WIDMER
Externo à Instituição - ROSEMERI CARVALHO MARENZI - UNIVALI