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Banca de DEFESA: MICHELLE MARUSKA MADER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLE MARUSKA MADER
DATA: 22/03/2019
HORA: 10:00
LOCAL: A Definir
TÍTULO:

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO DIENITRO NAS EMISSÕES DE GASES E CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM ÔNIBUS DE TRANSPORTE COLETIVO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS 



PALAVRAS-CHAVES:

Ônibus, Poluentes, Efeito Estufa, Diesel, Dienitro, Emissões. 


PÁGINAS: 16
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

Na sociedade urbana o transporte de pessoas e de mercadorias sempre esteve associado à geração de alguma forma de poluição, seja atmosférica, sonora ou visual. Mesmo na época do transporte com tração animal, os poucos centros urbanos que existiam, tinham problemas com os dejetos dos animais nas vias, que causavam mau cheiro e sujeira. A gestão do meio ambiente urbano representa um grande desafio: preservar os recursos ambientais e também assegurar condições de vida digna à população atual e para as futuras gerações. Na era do transporte motorizado e carbonizado, os veículos são a principal fonte de emissão de poluentes atmosféricos, principalmente, em grandes centros urbanos e importantes precursores do ozônio. A queima de combustíveis fósseis gera impactos ambientais de alcance global com o aumento do efeito estufa, regional com chuvas ácidas e locais com o aumento da concentração na atmosfera de poluentes de efeito tóxico. A quantificação relativa das fontes móveis de emissão dos principais poluentes é fundamental para a formulação das políticas públicas ambientais e de gestão de transporte e trânsito que busquem resultados mais efetivos no controle das emissões, focando nos maiores agentes poluidores. Um importante avanço na minimização das emissões veiculares foi à introdução no mercado brasileiro de combustíveis mais limpos. Essa dissertação de Mestrado Profissional em Clima e Ambiente tem como objetivo analisar a influência do Dienitro (aditivo de origem vegetal) nas emissões de gases e consumo de combustível em ônibus de transporte coletivo da grande Florianópolis. Realizou-se medições das emissões dos gases poluentes monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), óxido nítrico (NO), dióxido de nitrogênio (NO2) e óxido de nitrogênio (NOx) através de um analisador de gases, em parte da frota de ônibus de uma empresa que opera no transporte coletivo de Biguaçu. Em cada veículo realizaram-se 20 medições sem o aditivo e 20 medições com aditivo, possibilitando o cálculo da taxa média de emissão de gases da frota com e sem o aditivo. Como resultado houve uma redução nas emissões dos poluentes atmosféricos CO, NO, NO2 e NOx em todos os veículos aditivados. O CO2 se manteve em 67% dos veículos, em 16,5% apresentou uma pequena redução e em 16,5% apresentou pequeno aumento de 0,8%. A aditivação, com o Dienitro, de motores de ônibus à Diesel gerou um insignificante aumento de custo para a frota, porém, por outro lado, gerou uma redução significativa na emissão de gases poluentes, principalmente, monóxido de carbono (CO) e óxido de nitrogênio (NOx), se mostrando eficiente na redução das emissões de gases e redução de consumo de diesel em transportes coletivos urbanos. Como produto deste trabalho criou-se um selo de qualidade de combustível, exclusivo para ônibus que utilizam aditivos ecológicos. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1815765 - CASSIO AURELIO SUSKI
Interno - 2549703 - MICHEL NOBRE MUZA
Externo ao Programa - 278064 - ZIZIMO MOREIRA FILHO
Notícia cadastrada em: 08/03/2019 15:38
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