Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR DANIEL REPOLHO VALENTE SOBRAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTHUR DANIEL REPOLHO VALENTE SOBRAL
DATA: 22/04/2019
LOCAL: Campus Florianópolis
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO ESPAÇO-SAZONAL DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E MICROBIOLÓGICOS NA LAGOA DE IBIRAQUERA (SC)

PALAVRAS-CHAVES:

Santa Catarina, Garopaba, Imbituba, Laguna, Precipitação, ventos, fontes poluidoras.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

Os ambientes costeiros são alvo de elevada ocupação humana devido à grande presença de recursos naturais e serviços ecossistêmicos ofertados pelos mesmos. Tais características servem de atrativos econômicos, tanto pela obtenção de matéria prima quanto pelo usufruto de paisagismo, do turismo, da balneabilidade das praias, e da localização estratégica para o escoamento de produção. Dentre os ambientes costeiros, destacam-se os sistemas lagunares, que são compostos por corpos d’água que tem ligação e influência direta do oceano. Na região sul do Brasil, no estado de Santa Catarina, abrangendo as cidades de Imbituba e Garopaba, situa-se a Lagoa de Ibiraquera, que, apesar do nome, se constitui de uma laguna. Ela está inserida em um local de grande relevância turística para a região e, devido a isso, tem sofrido elevado processo de urbanização no seu entorno, o que põe em risco a qualidade das características ambientais da lagoa. A rápida urbanização da área, sem planejamento adequado, pode resultar em diversos problemas para o ambiente em questão, tais como despejo de efluentes domésticos não tratados, assoreamento, lixiviação de nutrientes, despejo de resíduos sólidos, retirada de vegetação, impermeabilização do solo, entre outros, que podem resultar em processos de eutrofização, afetando diretamente a qualidade da água do estuário. Vale salientar que o regime de precipitações e de ventos na região, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, tem relação direta com o aporte de nutrientes e contaminantes escoados para a laguna e com a dispersão dos mesmos, tendo em vista que esta não recebe contribuição de grandes afluentes. Assim, esta pesquisa visa estudar a Lagoa de Ibiraquera, de maio de 2019 a abril de 2020, avaliando os parâmetros temperatura, salinidade, turbidez, pH, oxigênio dissolvido, Nitrato, Nitrito, Amônia, Fósforo Total, Coliformes Totais e E. coli, a fim de se entender a dispersão e o comportamento dos parâmetros, bem como identificar possíveis fontes poluidoras e emissoras de nutrientes e contaminantes. O monitoramento dos parâmetros levará em consideração o regime de chuvas e de ventos na região, com dados fornecidos pela EPAGRI/CIRAM, para se verificar sua correlação com os parâmetros de qualidade da água. A partir dos resultados, objetiva-se obter um relatório indicativo sobre a qualidade da água na lagoa que será exposto aos órgãos competentes, bem como publicações científicas para subsidiarem novos estudos no corpo lagunar.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1306326 - EDUARDO CARGNIN FERREIRA
Interno - 1296015 - MATHIAS ALBERTO SCHRAMM
Externo ao Programa - 2556403 - SABRINA MORO VILLELA PACHECO
Notícia cadastrada em: 14/04/2019 09:35
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker1-srv2.appdocker1-inst219/05/2024 14:49