CSGT - COORDENADORIA CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA GESTÃO DO TURISMO - CTE
Perfil Pessoal
Descrição pessoal
Atuou como Editora-Gerente da Revista EJAemDebate (IFSC) (2017-2021); Coordena o grupo de Pesquisa Lingua(gem) e Comunicação IFSC. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística aplicada. Atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Santa Catarina, atuando como docente em Cursos de Formação Inicial e Continuada; Cursos Técnicos integrados e Subsequentes; Cursos de Tecnologia; Curso de Especialização na área técnica e Curso de Especialização em Línguas Estrangeiras em Rede (EAD) para professores da rede pública de educação básica do Estado de Santa Catarina e Mestrado em Educação Profissional em Rede Federal (ProfEPT).Desenvolve pesquisas em: processos comunicativos nos contextos profissionais do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer; Ensino-aprendizagem da Lingua Portuguesa nas práticas pedagógicas na EPT com foco na politecnia; a pesquisa como princípio pedagógico na EPT; inclusão e relações ético-raciais na EPT; processo de ingresso na EPT; tecnologias digitais de comunicação e informação nas práticas pedagógicas da EPT em uma perspectiva crítica.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Possui Bacharelado em Letras Habilitação Secretário Executivo pela Universidade Caxias do Sul (1988). Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007); Mestrado em Linguística Teórica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Doutorado em Linguística (Psicolinguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012).
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em: teoria e análise linguística (sintaxe do português), linguística textual, Psicolinguística aplicada: teorias de ensino e aprendizagem com foco na língua materna; competência em leitura, competência produtiva escrita, processos da argumentação dialética; metodologia de pesquisa, produção textual acadêmico-científica.