IFSC › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Florianópolis, 27 de Abril de 2024

salete valer

CSGT - COORDENADORIA CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA GESTÃO DO TURISMO - CTE

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Atuou como Editora-Gerente da Revista EJAemDebate (IFSC) (2017-2021); Coordena o grupo de Pesquisa Lingua(gem) e Comunicação IFSC. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística aplicada. Atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Santa Catarina, atuando como docente em Cursos de Formação Inicial e Continuada; Cursos Técnicos integrados e Subsequentes; Cursos superiores de tecnologia; Curso de Especialização em Cultura e Sociobiodiversidade; Curso de Especialização em Línguas Estrangeiras em Rede (EAD) para professores da rede pública de educação básica do Estado de Santa Catarina e Mestrado em Educação Profissional em Rede Federal (ProfEPT).Desenvolve pesquisas em: processos comunicativos nos contextos profissionais do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer; Ensino-aprendizagem da Lingua Portuguesa nas práticas pedagógicas na EPT com foco na formação integral; a pesquisa como princípio pedagógico na EPT; inclusão e relações ético-raciais na EPT; processo de ingresso na EPT; tecnologias digitais de comunicação e informação nas práticas pedagógicas da EPT em uma perspectiva crítica.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Possui Bacharelado em Letras Habilitação Secretário Executivo pela Universidade Caxias do Sul (1988). Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007); Mestrado em Linguística Teórica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Doutorado em Linguística (Psicolinguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em: teoria e análise linguística (sintaxe do português), linguística textual, Psicolinguística aplicada: teorias de ensino e aprendizagem com foco na língua portuguesa; competência em leitura, competência produtiva escrita, processos da argumentação dialética; metodologia de pesquisa, produção textual acadêmico-científica.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4817754537520905

Formação Acadêmica

- GRADUAÇÃO
GRADUACAO
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
- MESTRADO
MESTRADO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
- DOUTORADO
DOUTORADO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
- GRADUAÇÃO
GRADUACAO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Contatos

Endereço profissional
IFSC Campus Florianópolis-Continente
Sala
não informado
Telefone/Ramal
não informado
Endereço eletrônico
salete.valer@ifsc.edu.br

SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv2.appdocker3-inst2v3.8.1.859 27/04/2024 00:36